13 novembro 2014

Dicas de corrida: a alimentação antes, durante e depois do exercício.

Na prática da corrida, o corpo obtém energia através do glicogênio muscular de fácil acesso, carboidratos armazenados e processados, e também das reservas de gordura menos acessíveis. Seguem algumas dicas importantes de alimentação para os esportistas:

Antes da corrida: Não é essencial alimentar-se antes de corridas de duração curta. Porém, corridas longas exigem mais preparação. É importante evitar gorduras e proteínas antes de se exercitar, pois são alimentos de digestão mais difícil. Levar para a corrida um lanche como uma barra de cereais ou um suco de frutas faz uma boa diferença para a maioria dos corredores. A necessidade de alimentação varia, algumas pessoas preferem correr 30 minutos depois de fazer um lanche, enquanto outras precisam ficar em jejum por algumas horas para exercitarem-se melhor.

Durante a corrida: É interessante reabastecer a energia do corpo em corridas com duração maior que 45 minutos, como também entre as repetições do exercício em sessões curtas e intensas. Para manter uma sensação de leveza no estômago, evite alimentos sólidos, com exceção daqueles de digestão mais fácil como barras energéticas e balas de geleia. Outras opções são as bebidas esportivas como hipotônicos, líquidos de absorção mais rápida, e os géis de carboidratos.

Após a corrida: Fazer uma refeição entre 30 e 60 minutos após a corrida auxilia na diminuição da rigidez e da dor muscular, principalmente após um esforço muito intenso. Para uma boa recuperação muscular pós-exercício, ingira líquidos juntamente com uma refeição rica em carboidratos e menos de 30% de proteínas. Existem bebidas e barras especiais para a recuperação da musculatura, mas uma tigela de cereais com leite semidesnatado ou uma banana, fruta rica em potássio, também são boas alternativas.

Gostou das dicas? Elas foram enviadas pelo João Henrique de Castro, da Academia Equilibrium.

A Farbe tem como grande preocupação a melhoria do desempenho de todos os tipos de esportistas, sempre investindo em novas tecnologias para a sua linha de tecidos esportivos GO ON!

Deixe um comentário