19 fevereiro 2015

Corrida: grande aliada do emagrecimento

Qualquer atividade física ajuda a manter a silhueta, mas se você quer perder peso, correr é uma das formas mais eficientes de eliminar gordurinhas sem restringir muito a dieta.

A corrida é um exercício de alta intensidade que estimula a queima de calorias mesmo depois do final do treino. Comparando a energia gasta ao atravessar a mesma distância correndo e andando, parece óbvio que a corrida gasta mais calorias. No entanto, esta queima se dá em grande parte no pós-treino, com o corpo já em repouso. Em uma comparação de longo prazo entre pessoas que correm e andam a mesma distância com a mesma frequência, pôde-se comprovar que os corredores chegam a queimar 90% calorias a mais do que os que apenas caminham.

Para os que querem emagrecer e não encontram muito tempo para se exercitar diariamente, correr é um ótimo negócio, pois só é preciso um par de tênis e roupas confortáveis. É uma atividade física barata, acessível para as rotinas mais atribuladas, pode ser feita a qualquer hora e em quase todo lugar, mesmo durante viagens. A corrida também queima mais calorias por minuto do que a caminhada e outros exercícios de média ou baixa intensidade, gerando um gasto considerável de energia em menos tempo. Mesmo pequenos trajetos podem significar um exercício intenso, com perda considerável de peso depois de algumas semanas de treino.

Mas a prática de qualquer esporte tem uma condição muito importante: o praticante precisa curtir a atividade, principalmente aquele que possui uma meta de perda de peso. Se o exercício não agrada, maior a probabilidade de desistência. Para os iniciantes, certamente os primeiros treinos serão exaustivos, mas correr é um esforço de alta intensidade para o organismo, o que faz o cérebro liberar ainda mais endorfina, gerando euforia durante o trajeto e maior satisfação em seu final. E é isso que mantém tanta gente treinando pelas ruas, esse bem-estar entre corpo e mente que a corrida proporciona!

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